- 26 de September de 2023
- Posted by: Breno Oliveira
- Category: Blog
- Escolha a plataforma certa.
Em primeiro lugar, a plataforma de construção de site é a base de seu site de comércio eletrônico. É nela que dependem desempenho, alcance, apelo, design e sucesso de sua loja.
Portanto, você não pode se dar ao luxo de começar escolhendo errado. Boa parte das plataformas de sites disponíveis online é baseada na estrutura WYSIWYG, acrônimo para “What You See Is What You Get” (algo como “o que você é o que você tem”).
Resumindo, são os famosos “faça você mesmo”, que permitem criar e-commerces sem ter que escrever uma linha de código. Porém, o que pode parecer uma facilidade, também esconde alguns dos principais problemas enfrentados nas vendas online.
Isso inclui bugs, erros e limitações que tornam a loja online menos atrativa e dificultam a concretização das vendas. Contar com uma plataforma dedicada e profissional, por sua vez, possibilita maior controle e customização, além de maior adequação às necessidades tanto da empresa quanto do consumidor.
- Tenha cuidado com fotos pesadas (ou inexistentes).
Consumidores julgam seu site pela capa. Isto é, pela qualidade das imagens e do layout do e-commerce. Se for atraente e voltado para uma boa jornada de compras, é também vantajoso para o visitante. Boas imagens com rápido carregamento, dessa forma, são primordiais para o sucesso de sua loja.
Isso depende do design escolhido e do conhecimento do profissional que fará esse trabalho. A experiência do usuário é tão importante quanto ter o produto certo e isso só é possível com planejamento, estudos e conhecimento.
Acessou uma loja não viu como é o produto que você quer comprar? Ou foi preciso esperar um tempão para que a imagem não fosse carregada? Tenha uma certeza: essa venda não acontecerá.
- Tenha uma estratégia de SEO.
Ao contrário do que boa parte das pessoas pensa, o SEO não consiste apenas em incluir algumas palavras-chave e frases de pesquisa populares no site. SEO inclui muitos outros elementos.
É com uma correta estratégia que sua empresa pode ter uma ideia precisa do que postar e quando publicar, para que o conteúdo seja visto por um número máximo de usuários.
Uma forma eficaz de impulsionar o SEO da sua página passa por incluir legendas em texto simples para todo o conteúdo gráfico, visto que os motores de busca como o Google só podem reconhecer texto HTML simples.
Porém, quanto mais conhecimento e aplicação de SEO seu e-commerce tiver, mais chances de sucesso.
- Invista em segurança.
Muitas empresas enxergam a segurança como uma despesa, e não um investimento. Ao olharmos para o ambiente online, isso é certamente um erro. Os fraudadores têm uma infinidade de maneiras de atacar um e-commerce, incluindo fraude financeira, golpes de phishing e links infectados.
É uma questão de “quando” sua loja online sofrerá uma tentativa de fraude, e não “se” sofrerá. Sendo assim, não ter a segurança certa em vigor pode ser devastador não apenas para a loja, mas também para a imagem de sua marca. Afinal, quem vai comprar em um e-commerce que não garante segurança?
Existem várias maneiras de aumentar a segurança do seu site de comércio eletrônico. No mínimo, você deve ter certificados SSL para proteger os pagamentos, software antivírus para manter as informações de pagamento seguras e mudar para HTTPS para proteger seus usuários e seus dados.