Para garantir uma presença digital forte, o empreendedor de e-commerce precisa escolher os canais de venda que deseja comercializar os seus produtos. Dessa forma, é possível criar um ecossistema de vendas integrado e contínuo. 

A partir da escolha dos canais de venda é que o gestor do negócio passa a pensar em estratégias específicas para atrair mais vendas, sejam elas nos canais online ou offline. 

Neste artigo, vamos entender como escolher os canais e em quais o seu negócio deve estar presente. Confira! 

Conheça os canais de venda 

O trabalho no e-commerce possibilita ao lojista vender, não somente na loja virtual própria, mas também em múltiplos canais de forma concomitante. É uma forma de dar maior capilaridade para o negócio e atingir novos públicos. 

É preciso entender que existem os canais de venda digitais (lojas online, marketplaces, redes sociais) e os canais de venda físicos através das lojas físicas. 

A escolha dos canais de venda é um momento importante já que se pode escolher entre vender online, vender offline, integrar loja física e virtual, vender através de marketplaces ou redes sociais. 

É preciso conhecer as particularidades de cada canal para poder fazer boas apostas e aumentar as vendas em diferentes ambientes de compra. Vender em múltiplos canais é uma forma de dar ao negócio caráter híbrido e omnichannel. 

Os canais de venda online podem ser: 

  • Loja Virtual: cadastramento de seus produtos em site próprio para vender online; 
  • E-mail marketing: estratégia de relacionamento com os clientes, através de e-mails com promoções, novidades e conteúdo; 
  • Marketplaces: alternativa importante para quem deseja ampliar o negócio, já que o consumidor busca cada vez mais os marketplaces como um caminho de compras, atingindo públicos mais amplos, contando com a grande visibilidade do player e gastando menos energia em divulgação de anúncios; 
  • Redes sociais: canal fundamental para se relacionar com o cliente e também efetuar vendas. As redes sociais estão bastante inseridas na rotina dos consumidores, e ser impactado por anúncios ou posts traz resultados interessantes na conversão de vendas; 
  • Google Ads: ferramenta de anúncios do maior buscador do mundo e é uma boa maneira de vender produtos e serviços, a fim de colocar os seus produtos nas primeiras páginas de pesquisa; 

Já os canais offline podem ser em formato de: 

  • Ponto de Venda: O ponto de venda (PDV) é  apresentado em diversos formatos, seja na loja física por exemplo, ou em mostruários em franquias ou lojas de departamentos, o que garante uma boa exposição a um público mais amplo. 
  • Venda direta: formato em que o vendedor entra em contato com sua lista de clientes e envia seus produtos, ofertas e pode marcar uma visita ou mesmo entregar em casa; 
  • Telemarketing: consiste em fazer vendas pelo telefone, e está perdendo sua relevância a cada ano, já que a internet é um meio mais facilitado e barato de se relacionar com o cliente; 

Como escolher o melhor canal de vendas?  

A escolha dos canais de venda vai depender bastante do seu nicho de negócio e público alvo. A parte boa é que não é preciso escolher apenas um formato, mas sim, trabalhar com múltiplos canais de venda como uma estratégia para criar uma presença virtual forte e testar onde as vendas ocorrem com mais facilidade. 

O melhor canal é sempre onde o seu público alvo está. Por isso, antes de tudo, é preciso conhecer quem é o seu consumidor, quais os canais de compra mais utilizados por ele e como atrair a sua atenção. 

Consumidor omnichannel, vendas omnichannel 

A transformação digital assim como a pandemia certamente aceleraram os processos de digitalização dos negócios, mudando também os hábitos de consumo. O cliente não quer ter a percepção se a marca que ele consome é física ou digital. Ele quer estar imerso na experiência de compra e garantir os seus produtos com a maior facilidade possível. 

O diferencial do omnichannel é, portanto, a integração. Desde o layout do aplicativo até o atendimento virtual e físico. Sendo assim, facilita a comunicação, a compra e também a troca de produtos, quando necessário. 

Para a experiência acontecer, o lojista deve contar com um sistema de gestão online e em nuvem para garantir o acesso de qualquer lugar e poder integrar os diferentes canais em uma única plataforma de gestão. 

Criar uma presença digital forte também passa por organizar a operação interna e garantir que a experiência na jornada de compra do cliente seja satisfatória, fazendo com que ele retorne. 



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