Fazer com que as vendas de um e-commerce aumentem é sempre um grande desafio. Porém, a fim de conseguir isso, qualquer negócio precisa entender como usar as boas práticas de UX e UI. Afinal, o design, layout e usabilidade certa podem elevar o desempenho da sua loja virtual sem grandes dificuldades.  

Um dos pontos chaves dessa estratégia é guiar o consumidor final até a compra, por meio de jornadas fluidas e que estão alinhadas com suas reais necessidades. Nesse sentido, cada detalhe do seu site afetará o relacionamento com o público. Assim, é importante analisar quais pontos devem ser melhorados ou modificados, a fim de oferecer a melhor experiência possível aos clientes. Veja a seguir como fazer isso! 

1. Use imagens de alta qualidade 

Todas as imagens da sua página representam um meio de demonstrar empatia com cada usuário. Isso porque, esse costuma ser o único contato que eles terão com determinado produto antes de fechar a compra.  

Dessa forma, é fundamental que você invista em fotos dos itens à venda de máxima qualidade, que mostre todos os detalhes, de inúmeros ângulos diferentes. Mas, atente-se ao tamanho das imagens; de nada adianta apostar em fotos ótimas se elas atrapalham o carregamento do site.  

2. Invista em um layout personalizado 

Se você conhece o ditado “a primeira impressão é a que fica”, sabe bem que o layout da sua página será a primeira coisa que seus consumidores verão.  Por isso, apostar em um layout diferenciado dará maior destaque para seu e-commerce, além de gerar identidade visual própria para sua marca.  

Minha sugestão é sempre escolher um design limpo, para que o produto seja o grande destaque da experiência. Além disso, é importante ter uma boa navegação. Também deve ser fácil de interagir e, preferencialmente, tenha o foco na performance (tempo de carregamento). Enfatize a identidade da sua empresa por meio das cores escolhidas, tipografia, organização dos elementos e outros aspectos.  

3. Deixe o botão de “comprar” visível  

Mais uma dica essencial é desenvolver o site de modo que o botão de compra esteja sempre visível para o usuário. Especialmente, esse botão precisa ganhar destaque maior na página de cada produto — espaço onde ocorrem mais decisões de compra. Vale destacar a importância de colocá-lo acima da dobra, que é quando o usuário não precisa rolar a página para encontrá-lo. No mobile uma sugestão para a página de produto é sempre deixar o botão comprar fixo no rodapé, mantendo-o sempre disponível. 

4. Aposte em uma iconografia padronizada 

Outra dica de como usar UX e UI para melhorar seu e-commerce é com a iconografia correta. Guiar o cliente com eficiência desde a etapa de interesse até a decisão de compra requer a coesão de inúmeros aspectos visuais.  

A iconografia nada mais é do que todos os ícones, símbolos e outros recursos que indicam ao cliente onde ele está, para onde deve ir e como chegará onde deseja. Por isso, quanto melhor for o mapa do site, mais fácil as pessoas finalizam uma compra dentro dele.  

5. Inclua sugestões de produtos relacionados 

Uma das maneiras de aumentar as vendas em sua loja virtual é sempre oferecer produtos relacionados aos buscados pelos seus usuários. Por isso, você deve apostar em estratégias para criar um sistema de sugestões eficaz. Portanto, quanto mais relevantes as sugestões forem para o cliente, maiores serão as chances do seu negócio converter compras de maior valor. Além disso, esse tipo de funcionalidade também ajuda a reduzir os pontos de fuga na loja virtual, gerando profundidade de navegação. 

6. Descomplique as telas de cadastro e login 

Muitos usuários reclamam de telas de cadastro e login mal projetadas e de usabilidade complicada. Afinal, esses espaços são onde os consumidores gastam tempo para fornecer seus dados pessoais e, assim, poderem comprar em seu site.  

Quando essas páginas são mal desenhadas, elas causam receio no público, que se sente inseguro em compartilhar suas informações. Ao oferecer login ou cadastro por meio das redes sociais, por exemplo, essa etapa é simplificada, o que aumenta as chances de conversão.  

7. Tenha um bom mecanismo interno de buscas 

Caprichar nos mecanismos de busca é outro fator essencial. Um site com ferramentas de busca por filtros precisos e personalizáveis ajuda a acelerar a compra e a manter o usuário avançando no funil de vendas. Qualquer dificuldade pode fazer com que ele saia da sua loja virtual. 

Essas foram as dicas de como usar UX e UI para melhorar a performance do seu e-commerce. Como você pode notar, a experiência do usuário é fundamental para influenciar seus clientes a avançarem no funil de vendas e fechar uma compra em seu site. Nesse sentido, vale a pena se colocar no lugar do cliente e desenvolver estratégias que o agradariam. 



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