- 26 de September de 2023
- Posted by: Breno Oliveira
- Category: Blog
O seu negócio está dando prejuízo ou perdendo participação no mercado
É comum a empresa passar por períodos que ocorram prejuízos, mas nem sempre os maus momentos denotam a necessidade de um consultor. É fundamental analisar todo o contexto, incluindo o dos seus concorrentes para checar se é um momento de dificuldade para todos ou se está focado no seu negócio.
Uma situação um pouco mais grave é quando a sua empresa está perdendo a participação no mercado. Olhe para os momentos de dificuldade analisando todo o contexto para entender se é o momento de contratar uma consultoria estratégica.
A empresa está perdendo líderes e executivos de alto nível
Esse é um dado relevante, pois se existe grande rotatividade de pessoas em cargos de gestão, isso pode ser um sinal de que o planejamento estratégico da empresa não vai bem. Manter bons profissionais é fundamental para a saúde do negócio e demonstra que acreditam nele.
Ainda que uma troca ou outra seja comum, quando isso torna-se frequente pode indicar que as pessoas que passam por ali não confiam muito no negócio a ponto de nele permanecerem. Faça uma análise desse ponto e busque compreender a raiz do problema, o consultor pode te ajudar nisso.
Está difícil tomar decisões lógicas e claras
Um dos principais benefícios da consultoria estratégica é ajudar na tomada de decisão. Com a experiência do consultor e uma visão de fora, fica mais fácil chegar a conclusões claras e seguras sobre o que deve ser feito.
Os clientes estão insatisfeitos
Lembre-se que a prioridade de todo negócio é satisfazer o cliente. De outra forma, não tem como se manter por muito tempo. Existem métodos e técnicas para medir a satisfação dos clientes e isso deve ser feito constantemente. O resultado será sempre uma bússola para as tomadas de decisão da empresa.
Resistência às inovações tecnológicas
Pode parecer estranho, mas esse é um erro muito comum — negligenciar os benefícios que a inovação tecnológica traz para um negócio. Muitas ferramentas, plataformas e softwares foram pensados e desenvolvidos para facilitar a gestão e os processos das empresas. A otimização e a automatização aumenta a produtividade e a lucratividade do negócio.